quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Um convite à comunidade gabrielense

Este ano é muito especial para São Gabriel. Após 4 anos, a UNIPAMPA forma as primeiras turmas, consolidando um projeto que saiu do campo dos sonhos, cavalgou por corredores tortuosos e lamacentos, mas fez pouso final junto à tranquilidade de uma limpa e bela aguada. A cidade mudou muito nestes quatro anos. Houve uma acolhida muito boa para a nova comunidade acadêmica. A cidade nos abraçou. E juntamente com este carinho, abriu espaços para que esta gente nova, vinda dos mais diferentes rincões, fosse envolvida pela cultura da terra de Alcides Maia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcides_Maia).
E faz parte da vida acadêmica o cultivo da cultura, da busca da universalidade, que extrapola os conteúdos trabalhados nas salas de aula, laboratórios e atividades a campo. Acima de tudo, nós, acadêmicos, somos seres humanos, críticos, dotados de capacidade de sentir, amar, chorar e se ligar nas redes de relações humanas através de linguagens outras que não aquelas típicas de nossa atividade profissional.
Temos descoberto, ao longo destes quatro anos, manifestações artísticas no seio de nossa comunidade acadêmica.
Já em 2007, nosso economista Edson Prestes foi premiado em concurso literário promovido pela Associação Alcides Maia. Na Feira do Livro, do mesmo ano, poemas de professores, técnicos administrativos e alunos da UNIPAMPA foram expostos em praça pública. No ano seguinte, o livro Poetas Gabrielenses (https://editoraalcance.lojapronta.net/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=69), foi lançado na Segunda Feira do Livro de São Gabriel, consolidando a união entre poetas da terra (Ronaldo Fontoura, Marcelo Mendonça - adotado a muitos anos - e Rossyr Berny) e colegas da UNIPAMPA (Márcia Meneghini, Edson Prestes e Rafael Cruz), fruto da amizade surgida durante a Feira do Livro. Daí o nome Confraria da Feira. Mais do que um simples nome, significa a integração cultural que fervilha na cidade, tendo como padrinho o nosso editor, poeta e amigo Rossyr Berny.
Muitos colegas possuem  materiais artísticos ocultos em gavetas guardadas a sete chaves. Outros já são consagrados em concursos internacionais de poesia e tem suas obras publicadas (como nosso Diretor Ricardo Gunski). Outros possuem blog próprio, onde divulgam seus materiais, ou participam de blogs coletivos de literatura, como o Recanto das Letras (http://recantodasletras.uol.com.br/) ou Autores (http://www.autores.com.br/).
O objetivo deste blog é criar um local onde possamos trocar experiências e juntar, em um local, manifestações culturais da comunidade acadêmica da UNIPAMPA e da comunidade gabrielense.
Este espaço está aberto a todos que queiram se integrar a este movimento. Não somente poesia, mas crônicas, material audio-visual, fotografias, enfim, qualquer tipo de linguagem que envolva catarse, notícias culturais, divulgação de obras, eventos, apresentações, etc.
Sejam felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário