quinta-feira, 2 de junho de 2011

LÍNGUA MORTA ?


O falar tupi-guarani vive entre nós.




Na TAPERA do CAIBOATÉ, o CAIPIRA BAGUAL, no CAFUNDÓ do BATOVI, CAPINOU a CAPOEIRA do CAPÃO,  com muita TAQUARA, BUTIÁ e ARAÇÁ, além do CAPIM. 

Nessa BIBOCA, perto da SANGA do JACARÉ, o CABOCLO plantou GOIABA,  MANDIOCA, AIPIM,  PIPOCA e AMENDOIM.

O PIÁ, seu filho CAÇULA, após curado da CACHUMBA e CATAPORA, fugiu até a SANGA , no PANGARÉ, de nome TUPÃ. Mergulhou e ficou de TOCAIA, oculto pela CANOA,  até o pai se afastar.

Ao sair do AGUAPÉ, na lama cheia de MINHOCA, com a CARAPINHA molhada, afugentou  CAPIVARA, URUBU e um TUCANO, que pousara em um pé de ARATICUM. Montou sua ARAPUCA para pombas, pois era essa sua missão do dia.

Enquanto esperava, o PIÁ , na velha PAINEIRA, cheia de SAMAMBAIA, CIPÓ  e  CATURRITA CARIJÓ, foi colher mel de MIRIM, mas lhe atacou um enxame de MARIMBONDO saído dos galhos de um INGÁ. Correu rápido para a mata de AROEIRA, PITANGA, MATE,  CAÚNA, GUAJUVIRA, CATIGUÁ, GUAMIRIM, CABROÉ,  CAMBOATÁ,  AGUAÍ, CAMBARÁ,  COPOROROCA,  GUABIJU  e  JERIVÁ. 

Correndo, tropeçou em um CUPIM, acordando um GAMBÁ que descansava sob um ABACAXI-ANANÁ, coberto por uma trepadeira de CUMBUCAS, CUIAS que os índios utilizavam para beber água.

Entardecia. Ele precisava voltar com sua caça. Depois de atravessar a cavalo a sanga do PIRAÍ e o rio JAGUARI,  o menino chegou de volta à TAPERA, coberto de PEREBA.  Foi ajudar  o pai, seu XARÁ, que estava construindo, em MUTIRÃO, uma casa de torrão.

Depois do banho no VACACAÍ, sua mãe o esperava com um quentinho PIRÃO doce de CANJICA. Saboreado o MINGAU, dormiu ao embalo de um materno e sonolento CAFUNÉ.


As palavras grafadas em maiúsculo, têm sua origem no tronco linguístico tupi-guarani.



Monumento aos últimos charruas, nômades do Pampa Gaúcho e Uruguaio.

-Declarado Monumento Histórico Nacional do Uruguai
-Realizado por Edmundo Pratti, Gervasio Furest Muñoz y Enrique Lussich, 1938.
-Localizado no Prado de Montevidéu. Homenageia o povo charrua após ser dizimado na "Matanza de Salsipuedes", em 11/04/1831.

-São representados os caciques  Vaimaca, Tacuabé, Senaqué y Guyunusa



Autor: Ronaldo Machado da Fontoura, 2/06/2011




Nenhum comentário:

Postar um comentário